Pesquisadores buscam criar remédios contra o Coronavirus

Um estudo em desenvolvimento por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) pretende sequenciar e analisar geneticamente o SARS-CoV-2. A partir deste trabalho será possível detectar as mutações sofridas pelo vírus até agora bem como prever suas futuras evoluções. Isto poderá evitar novos surtos de zoonoses.

Renata Torezani, bióloga e aluna de mestrado do Programa de Pós-graduação (PPG) em Biotecnologia da Ufes, disse que é importante conseguir sequenciar o genoma do vírus “de maneira ágil e eficaz” pois isto é “fundamental para o conhecimento que será a base do desenvolvimento de fármacos e vacinas”.

Bolsista pelo Programa de Combate a Epidemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Torezani pretende, com a oportunidade, contribuir para a criação de uma rede de pesquisa no país, “para que a comunidade acadêmica tenha mais facilidade de acesso e desenvolvimento de conhecimento em território nacional, contribuindo para a saúde pública junto com a população no combate à pandemia”.

Sandra von Zeidler, coordenadora do PPG em Biotecnologia da Ufes, elogiou o Programa da CAPES e adiantou que a instituição já lançou edital para o processo seletivo de um bolsa de doutorado. “Esta iniciativa é muito importante, considerando a urgência, pois estimula os estudantes a prosseguirem seus estudos, além de garantir condições básicas de moradia e alimentação para manutenção individual durante este período de crise sanitária e econômica”.

A matéria completa pode ser acessada em: capes.gov.br/36-noticias/10361-pesquisadores-buscam-criar-remedios-contra-o-coronavirus

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105