Recursos de informática

O PPGBIOTEC está conectado ao sistema do Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da UFES e conta com diversos pontos de rede em suas dependências, além de sistema de conexão de internet sem fio. Todos os arquivos e documentos do Programa, incluindo as teses e dissertações estão armazenados na nuvem da UFES. As teses e dissertações publicadas no Programa estão disponíveis ao público no site da UFES (www.ufes.br). Todas as salas de aula e auditório possuem computador conectado à internet. O auditório também possui um sistema de vídeo-conferência ligado a RNP. Todos os laboratórios contam com computadores ligados a internet por cabo ou por conexão sem fio. Os alunos dispõem de acesso remoto ao portal da CAPES. Adicionalmente, o PPGBIOTEC possui um acervo de softwares utilizados para as pesquisas em bioinformática.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da UFES também tem priorizado e facilitado o uso de recursos de informática pelos Programas de Pós-graduação. Dentre as medidas que facilitaram a disponibilidade destes recursos estão:
- A página institucional do Programa foi amplamente reformulada em 2016, disponibilizando informações atualizadas sobre o Programa, linhas de pesquisa, projetos, corpo docente, estrutura curricular, documentos e formulários. Além desta função organizacional, a página do Programa é utilizada como uma importante ferramenta de visibilidade, além de ser muito útil para divulgar os eventos promovidos pelo Programa bem como as demais atividades com participação docente e discente. O próximo passo do Programa, com o apoio da Secretaria de Relações Internacionais da UFES, é elaborar uma versão em inglês da página do Programa. Esta ação irá favorecer a visibilidade e as ações relacionadas à internacionalização.
- Sala de web-conferência, a PRPPG montou e disponibilizou uma sala para web-conferências e aprovou uma resolução que regulamenta que as defesas de teses e dissertações sejam realizadas por meio de web-conferência, facilitando a participação dos professores, otimizando o tempo gasto no deslocamento e a utilização dos recursos públicos. Com ambiente climatizado, profissional técnico treinado e agendamento eletrônico, a sala tem atendido as expectativas e proporcionado avanços nas defesas, reuniões científicas e integração entre os vários campi da UFES.
- Sistema Financiar, a pró-reitoria assinou contrato com uma empresa especializada em divulgar editais de fomento para diversas áreas, de acordo com as necessidades de cada programa. Assim, este recurso de informática têm tornado o acesso aos editais mais fácil e ágil, estimulando a busca por recursos financeiros externos.
- Disponibilização de todos os módulos de processamento das ferramentas ANSYS de mecânica dura (cálculo de estruturas), escoamento de fluidos, transferência de calor e massa e eletromagnetismo.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900