Bibliotecas

O PPGBIOTEC tem acesso ao SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UFES (SIB/UFES), que conta com seis unidades: Biblioteca Central, Biblioteca Setorial Tecnológica, Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde, Biblioteca Setorial do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), em São Mateus, Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias e Biblioteca Setorial do Núcleo Especializado em Desenvolvimento de Tecnologias em Florestas, Recursos Hídricos e Agricultura Sustentável (NEDTEC), em Jerônimo Monteiro. Atualmente o SIB/Ufes conta com 236.235 exemplares de material bibliográfico e 2.358 títulos de periódicos, distribuídos nas suas unidades.

Destas unidades, aquelas de maior interesse para o Programa são a Biblioteca Central e a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde - CCS, no Campus Universitário de Maruípe, onde está localizado o PPGBIOTEC. A Biblioteca do CCS ocupa uma área 1.200 m² com 4 salas para estudo em grupo e serviço de fotocópia. O acervo é composto por aproximadamente 20.750 exemplares e 7.770 títulos de livros e teses e 450 títulos de periódicos e é Centro Cooperante da Rede BIREME. Entretanto, pelo caráter multidisciplinar e, por possuir docentes e discentes de outros Centros, os membros do PPGBIOTEC também têm acesso às bibliotecas do Centro Tecnológico e do Centro de Ciências Agrárias. Adicionalmente, o Programa também conta com um acervo disponível nos laboratórios, adquiridos com recursos provenientes de diversos projetos de pesquisa.

A Biblioteca Central, órgão suplementar vinculado diretamente à Reitoria, é a unidade que coordena os procedimentos técnicos de todas as unidades do SIB/UFES necessários ao provimento das informações às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da UFES. Possui um acervo de 189.125 exemplares e 90.499 títulos de livros e 4.208 exemplares e 2.952 títulos de dissertações e teses.

O SIB/UFES está informatizado com mais de uma centena de computadores ligados à internet. Temos participado ativamente do PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, que constitui um valioso instrumento para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa, particularmente nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Além do acesso às instalações do SIB/UFES, os professores e alunos também fazem o acesso ao Portal da CAPES à partir das várias unidades de ensino. Além desse acesso direto dentro das instalações da UFES, os professores, alunos, pesquisadores e funcionários da UFES podem acessar o Portal de Periódicos da CAPES de fora da UFES de duas maneiras: através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), usando o link MEU ESPAÇO no canto superior direito da página do Portal, a pessoa utiliza a identificação institucional da UFES, pois a UFES faz parte da CAFe desde 2011; e por meio do SAR - Serviço de Acesso Remoto ao Portal de Periódicos da CAPES, que foi criado em final de 2008 através da parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e a Biblioteca Central.

O SIB/UFES faz parte das seguintes redes: PERGAMUM, BIREME, COMUT, BIBLIODATA, REBAP, REBAE, CCN, ISTEC. Dentre os serviços oferecidos pelo SIB/UFES destacamos:
- Catálogo on line;
- Empréstimo domiciliar;
- Treinamento de usuários;
- Levantamento bibliográfico;
- Orientação e Normalização de Trabalhos Acadêmicos;
- Comutação bibliográfica;
- Reserva da bibliografia usada nos cursos;
- Catalogação na Publicação;
- Página WEB;
- Biblioteca Digital;
- Empréstimo entre bibliotecas;
- Orientação e treinamento no Portal de Periódicos;
- Publicação de Dissertações e Teses na Biblioteca Digital.

Os membros do PPGBIOTEC também têm acesso a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFES (BDTD/UFES); criada em 2006, e disponibilizada, na íntegra para os usuários. Nesta base de dados, o conteúdo das Teses e Dissertações defendidas nos cursos de Pós-Graduação stricto sensu da UFES, e está integrada à BDTD Nacional, mantida pelo IBICT. Esta BDTD atende à Portaria N° 13, de 15 de fevereiro de 2006, da CAPES, que exige a entrega de Teses e Dissertações em meios impresso e eletrônico e sua disponibilização ao público por meio da internet.

A Biblioteca também oferece programas de capacitação e oficinas gratuitas para seus usuários. O Programa de Desenvolvimento de Competências Informacionais em Ambiente Virtual para usuários do Sistema Integrado de Bibliotecas (PDCIAV), consiste na capacitação da utilização dos recursos de informação disponíveis em rede. Essas instruções são ministradas através de cursos e oficinas, sendo os principais: a) Uso do catálogo do SIB/Ufes; b) Fontes de informação on-line; c) Portal de Periódicos Capes, e d) Gerenciador bibliográfico EndNote Web. Este treinamento tem como objetivo capacitar a comunidade universitária (estudantes, pesquisadores, professores, técnico-administrativos), com a finalidade de desenvolver suas habilidades de pesquisa, no que tange à apropriação das estratégias de busca dos recursos e informação disponíveis.
Com estas ferramentas os discentes e docentes do PPG adquirem mais agilidade na utilização destas ferramentas, otimizando o tempo gasto na redação dos trabalhos científicos e dissetações/teses. 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900