Development And Evaluation Of Serious Games As Assistive Technology Through Affordable Access Multi-devices

Nome: Berthil Borges Longo
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 19/02/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Teodiano Freire Bastos Filho Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Antonio Alberto Ribeiro Fernandes Examinador Interno
Breno Valentim Nogueira Examinador Interno
Eduardo Caicedo Bravo Examinador Externo
Eduardo Lázaro Martins Naves Examinador Externo
Teodiano Freire Bastos Filho Orientador

Resumo: O objetivo de um processo de reabilitação é restaurar uma pessoa para um estado de ótimo funcionamento. Uma ampla variedade de processos de reabilitação consiste em exercícios de repetição de tarefas. Assim, Jogos Sérios podem ser utilizados como tecnologia para ajudar neste processo, motivando os pacientes a executar os exercícios durante as sessões de reabilitação, usando uma variedade de artefatos, como por exemplo, metas ou pontos a serem alcançados durante as sessões. Contudo, os jogos utilizados nesses processos podem ser jogos comerciais, projetados com função principal o entretenimento, ou jogos criados especificamente para reabilitação. Esses últimos têm algumas vantagens sobre os primeiros, pois são projetados especificamente para esse propósito, envolvendo conhecimento específico na área de reabilitação no desenvolvimento dos jogos. Entretanto, existe uma discussão sobre a eficácia clínica e a aceitação por parte de usuários e profissionais de saúde envolvidos nessa nova abordagem, e como integrá-la dentro da reabilitação convencional.
De acordo com o Relatório Mundial sobre Deficiência produzido pela Organização Mundial de Saúde, pessoas com deficiência e suas famílias são mais propensas a sofrer desvantagens econômicas, educacionais e sociais do que as pessoas sem deficiência, o que também é realidade para a maioria da população brasileira. Assim, é importante que as novas abordagens desenvolvidas sejam acessíveis para todos, independentemente do seu nível social. O uso de dispositivos de baixo custo no desenvolvimento e produção de tal tecnologia reduz seu custo final, tornando-a mais acessível. Assim, este trabalho aborda o tema Jogos Serios aliados a dispositivos de baixo custo para melhorar sua acessibilidade, além de sua avaliação por parte de usuários, paciente e profissionais de saúde envolvidos em reabilitação. Para tal, jogos sérios foram criados em duas modalidades: uma delas voltada para ser usado por profissionais de saúde diretamente e pacientes que estão passando por reabilitação, e uma outra voltada para pesquisas em laboratório, ambas envolvendo o uso de dispositivos de baixo custo, sendo que todos são avaliados por questionários específicos para esse propósito.

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