ESTUDO DE BIOMARCADORES PARA A DOENÇA DE ALZHEIMER

Resumo: A doença de Alzheimer (DA) é um dos tipos mais comuns de demência. Possui alterações patológicas como placas amilóides e emaranhados de neurofibrilas. Frequentemente, o primeiro sintoma de DA é a perda de memória e com o desenvolvimento gradual da doença o paciente tem um declínio nas habilidades cognitivas, perda da autonomia e mudanças de personalidade. Em exames de imagem e análises microscópicas observa-se morte neuronal e perda das sinapses, disfunção neurovascular, processos inflamatórios e atrofia cerebral. A DA pode ser classificada como familial (DAF) e esporádica (DAE). A DAF tem início precoce, antes dos 65 anos de idade e corresponde a menos de 2% dos casos de DA. Esta forma da doença tem herança autossômica dominante, com mutações nos genes que codificam a proteína precursora amiloide (APP), a pré-senilina 1 (PS1) ou a présenilina 2 (PS2).
A forma esporádica (DAE) representa 98% dos casos da doença de Alzheimer e apresenta etiologia multifatorial. A maior parcela de afetados pela doença apresentam idade de início dos sintomas, em geral, a partir dos 65 anos. Nestes casos, a doença possui herança multifatorial, com fatores ambientais e genéticos envolvidos na sua etiologia. Entre as variantes genéticas associadas com a DAE descritas até o momento, destaca-se o alelo ε4 do gene Apolipoproteína E (APOE) como o maior fator de risco genético para DAE em diferentes populações. Entretanto, estudos recentes têm mostrado que mutações em outros genes distribuídos ao longo do genoma possuem associação com a doença.
O presente projeto de pesquisa propõe realizar um estudo de associação da influência de polimorfismos associados na etiologia da doença, por meio da técnica de Polimerase Chain Reaction – Restriction Fragment Length Polymorphism (PCR-RFLP) em pacientes diagnosticados com DA e controles pareados por sexo e idade, atendidos no Hospital da Santa Casa de Misericórdia e/ou no Centro de Referência em Atendimento do Idoso, no Município de Vitória-ES, bem como avaliar a expressão gênica em pacientes com DA por meio da técnica de real time PCR.
Os dados serão analisados pelos testes estatísticos de Qui-quadrado, Odds ratio, Intervalo de confiança de 95%, Mann-Whitney e Regressão logística no programa SPSS. Esses dados fornecerão informações pioneiras sobre as variantes genéticas envolvidas na DA na população de Vitória e poderão servir de base para a elaboração de futuros estudos que envolvam uma melhor compreensão da etiologia da doença, estudos de prevenção de novos casos e planejamento de novas terapias para a doença de Alzheimer.

Data de início: 01/07/2019
Prazo (meses): 84

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador FLAVIA DE PAULA (M/D)
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105