Vacinas não injetáveis contra a Leishmaniose Visceral: Potencialização do efeito protetor e da memória imunológica pela utilização de adjuvantes associados à via mucosa
Resumo: Este projeto objetiva o desenvolvimento inovador de uma vacina de mucosa contra uma doença negligenciada e endêmica no Brasil, a leishmaniose. Nossos estudos anteriores demonstraram experimentalmente a eficácia parcial da utilização de vias de mucosas para a administração de antígenos brutos (LaAg) e de DNA (LACK-DNA) na promoção de respostas imunogênicas e protetoras conta as leishmanioses cutânea e visceral.
Neste trabalho, nos propusemos a avaliar as vacinas LaAg e LcAg nas leishmanioses cutânea e visceral, investigando as respostas imunogênicas e protetoras contra L. chagasi. A associação do LcAg ou LaAg com ligantes de TLR1, TLR2, TLR4 e TLR9 será utilizada para potencializar o efeito imunogênico e protetor da vacina, administrada por via intranasal. Além disso, pretendemos analisar mais detalhadamente a resposta imune associada a vacinação, pela imunofenotipagem da mucosa nasal e formação de células de memória após a vacinação, bem como durante a infecção pelo parasito, buscando entender melhor os mecanismos imunológicos associados à vacina e aprimorando a prática da via intranasal como um efetivo mecanismo para a vacinação contra as leishmanioses visceral (LV) e cutânea (LC).
Data de início: 22/05/2017
Prazo (meses): 48
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Coordenador | DANIEL CLAUDIO DE OLIVEIRA GOMES |