Inovação e desenvolvimento geotecnológico da Plataforma Digital do Inventário Florestal Nacional

Resumo: Este projeto tem como objeto a implementação da Plataforma Digital do Inventário Florestal Nacional (IFN-BR) do Serviço Florestal Brasileiro Execução usando metodologias de inovação e desenvolvimento geotecnológico, com vistas na transformação de dados em informações para operacionalização de Políticas e Programas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O Brasil é considerado um país florestal, já que mais da metade de seu território é coberto por florestas (54%) e detém a maior extensão de florestas tropicais do planeta. Para melhor gerir este importante ativo ambiental, é fundamental dispor de informações acuradas e confiáveis. As informações produzidas pelo Inventário Florestal Nacional (IFN) precisam ser usadas em âmbito nacional e subnacional, pelo governo e setor privado. Frente ao cenário nacional e internacional torna-se necessário melhorar substancialmente a informação sobre as florestas do país no contexto das convenções e acordos internacionais que tratam sobre o tema.
O principal objetivo do IFN é produzir informações sobre os recursos florestais do Brasil, tanto de florestas naturais como de florestas plantadas, a cada cinco anos, servindo de subsídio à formulação de políticas públicas de desenvolvimento, uso e conservação.
O escopo do IFN compreende os recursos florestais em geral, a avaliação da qualidade e condições das florestas e a sua importância para as pessoas. Foi concebido como um inventário florestal contínuo para monitorar as mudanças relacionadas às florestas a cada cinco anos. É de abrangência nacional e utiliza uma metodologia padronizada. Além disso, o foco principal do IFN é a produção de informações estratégicas para aplicações em políticas públicas. (Fonte: Serviço Florestal Brasileiro)
Esta proposta pretende executar tecnologias amigáveis dificultando assim a superexploração dos recursos naturais e assegurando a sustentabilidade em benefício das gerações atuais e futuras. São as tecnologias amigáveis que impedem atingir os limites que levam à desertificação, à salinização e à mineralização dos solos, garantindo, também, a estabilidade e a qualidade dos mananciais e lençóis freáticos e de todo o sistema florestal.
Portanto esta proposta pretende executar um projeto inovador onde a ciência de dados e o desenvolvimento geotecnológico serão transformados em tecnologia amigável implementando a Plataforma Digital do Inventário Florestal Nacional do Serviço Florestal Brasileiro.

Data de início: 01/11/2022
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado PATRÍCIA BOURGUIGNON SOARES
Aluno Doutorado WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS
Aluno Mestrado FRANCISCO DIOGO MEDEIROS DO MONTE
Coordenador DIOLINA MOURA SILVA
Pesquisador LEONARDO FARIA SILVA

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105