Informatização dos dados biofísicos e socioambientais do Inventario Florestal Nacional

Resumo: Este projeto tem como objeto a informatização dos dados biofísicos e socioambientais do Inventário Florestal Nacional (IFN-BR). Os dados atualmente encontram-se armazenados em diversas instituições ou em contante processo de coleta e armazemento. A infomatização dos diversos bancos de dados visa a transformação destes dados em informações para a operacionalização de políticas e programas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

A Diretoria de Desenvolvimento Florestal (DDF) possui um desafio frente à divulgação dos resultados dos inventários florestais, que foram e continuam sendo executados de forma bem detalhada com uma metodologia criteriosa. São inúmeros relatórios que versam sobre i) Florestas e Recursos Florestais; ii) Política e Gestão Florestal; iii) Produção, Economia e Mercado Florestal; iv) Ensino e Pesquisa Florestal. Parte deste material encontra-se no portal do Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF) em uma estrutura com baixa usabilidade.

As informações produzidas deveriam ser usadas em âmbito nacional e subnacional, pelo governo e setor privado principalmente porque o Brasil é detentor de cerca de 54% do seu território coberto por florestas o que significa a maior extensão de florestas tropicais do planeta. Dispor de informações acuradas e confiáveis é a melhor ferramenta para gerenciar este importante ativo ambiental além de melhorar substancialmente as informações sobre as florestas do país no contexto das convenções e acordos internacionais.

O uso de tecnologias amigáveis é fundamental para assegurar a sustentabilidade em benefício das gerações atuais e futuras. Seu uso pode implementar a estabilidade e a qualidade dos mananciais e lençóis freáticos e de todo o sistema florestal. Sua utilização pode também evitar a superexploração dos recursos naturais e impedir que sejam atingidos os limites que levam à desertificação, à salinização e à mineralização dos solos.

No decorrer do projeto serão desenvolvidos meios para apoio à busca de soluções de problemas de forma participativa e colaborativa junto aos usuários do atual inventário, a fim de identificar as prioridades, necessidades e oportunidades viáveis por meio de articulações interinstitucional, meios para o apoio à informatização do processo de Coleta de Dados diretamente nas florestas – naturais e plantadas – incluindo a coleta de amostras botânicas e de solo, a medição das árvores, a realização de entrevistas com os moradores da região em análise, os registros de trajetos de deslocamento e fotográficos obrigatórios e extras, garantindo que todas as informações sejam disponibilizadas em banco de dados.

Obtidos estes dados será realizado um levantamento, tratamento e higienização dos dados biofísicos e socioambientais contidos no repositório do Inventário Florestal Nacional e de outras instituições para modelar e estruturar a carga de dados no banco de dados já existente fornecendo subsídios para a implementação da Plataforma Digital do Inventário Florestal Nacional do Serviço Florestal Brasileiro.

Data de início: 01/11/2022
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS
Aluno Doutorado PATRÍCIA BOURGUIGNON SOARES
Aluno Doutorado GISLANE CHAVES OLIVEIRA SILVARES
Aluno Doutorado ROMÁRIO DE OLIVEIRA SILVA JÚNIOR
Aluno Mestrado RHAIRA RODRIGUES DALLA

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105