PLANO NACIONAL DE RECOMPOSIÇÃO AGROFLORESTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DE PRODUTOS NÃO MADEIREIROS

Resumo: O diferencial desse Plano Nacional de Recomposição se baseia principalmente no fato de considerar a inserção das cadeias de valor de produtos não madeireiros, onde serão contemplados todos os elos da cadeia produtiva e sua importância customizada com a realidade local, por metodologias participativas, assistência técnica e extensão rural, ações de educação, que contemplem os biomas dentro de seus ambientes e suas características locais, para desenvolver um plano que atenda os diversos cenários, tendo em vista o dinamismo do CAR, para a execução do projeto nacional de forma sustentável.
São diversas as informações disponíveis, entretanto ainda estão dissociadas da realidade local. Com a proposta serão identificadas as áreas aptas para a recomposição inserindo as metodologias que efetivamente se adequam à realidade dos diferentes biomas e condições ambientais, levando-se em consideração os componentes social, econômico e a biodiversidade.
O custo da recomposição ambiental das áreas é um dos fatores de grande importância para a definição da metodologia a ser utilizada para a adequação ambiental da paisagem rural. Existe uma série de variáveis de ordem econômica e ambiental que deve ser analisada, em conjunto, de modo a selecionar o método mais apropriado. Do ponto de vista econômico, a viabilidade está intimamente relacionada à política final de comercialização dos produtos não madeireiros de forma sustentável. Assim, a identificação da viabilidade econômico-financeira é dependente da análise de custos fixos e variáveis, de toda a cadeia de valor.
O Plano contemplará as diversas metas, com o diferencial da análise técnica, econômica e ambiental das cadeias produtivas, mostrando a necessidade de investimento para o desenvolvimento florestal em cada segmento envolvido.

Data de início: 01/12/2021
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado PATRÍCIA BOURGUIGNON SOARES
Aluno Doutorado WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS
Aluno Mestrado RHAIRA RODRIGUES DALLA
Aluno Mestrado FRANCISCO DIOGO MEDEIROS DO MONTE
Colaborador EUSTAQUIO VINICIUS RIBEIRO DE CASTRO

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105