Adaptação do Manejo do Câncer de Cabeça e Pescoço em tempos de COVID-19

Resumo: A pandemia da COVID-19 trouxe a necessidade de adaptações em todas as área da saúde e um desafio para os serviços de oncologia, impactados pela redução no atendimento. Assim, propomos desenvolver um protocolo de Adaptação do Manejo do Câncer de Cabeça e Pescoço em tempos de COVID-19, baseado nas orientações das organizações internacionais e adaptado à realidade da estrutura de atendimento oncológico do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo, que vise normatizar as condutas relacionadas aos exames pré-tratamento, frequência e modalidade das consultas e possíveis mudanças na abordagem terapêutica.
Este protocolo será desenvolvido junto às Equipes de Oncologia do Hospital Santa Rita de Cássia e HUCAM e ajudará no restabelecimento das rotinas de atendimento dos pacientes com estes tumores, respondendo a questões importantes relacionadas ao tratamento e assistência. Como critérios para subsidiar as condutas definidas neste protocolo, avaliaremos a exposição do paciente e da equipe multidisciplinar ao novo coronavírus realizando análise de carga viral por PCR em tempo real e sorologia por imunoensaio enzimático (ELISA). Estas análises serão fundamentais para entender a influência da COVID-19 na evolução do paciente com câncer frente ao tratamento, bem como trará segurança para as equipes multiprofissionais, uma vez que estes apresentam maior risco de infecção e morte, devido a alta carga viral nas vias aéreas superiores e exposição constante a procedimentos que geram aerossóis, como endoscopias, traqueostomias, procedimentos odontológicos, intervenções fonoaudiológicas e cirurgias das vias aéreas superiores.
Assim, esta proposta é importante para o restabelecimento seguro do atendimento aos pacientes com câncer de cabeça e pescoço do Espírito Santo, reduzindo os impactos funcionais e da alta mortalidade destes tumores e reorientando os fluxos de atendimento. Além disso, evitará o represamento dos casos para o período pós-pandemia, o que levaria ao avanço do câncer, pelo longo período de espera, e sobrecarga nos serviços.

Data de início: 24/06/2020
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado GIULIANO LOZER BRUNELI
Coordenador SANDRA LÚCIA VENTORIN VON ZEIDLER
Pesquisador LILIANA CRUZ SPANO
Pesquisador REGINA DE PINHO KELLER
Pesquisador PRISCILA MARINHO DE ABREU
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105