CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DO ÓLEO E AVALIAÇÃO FITOQUÍMICA, ANTIFÚNGICA, INSETICIDA E MOLUSCICIDA DE SUBPRODUTOS DO PINHÃO MANSO (JATROPHA CURCAS L.)

Nome: RAYSTER GONÇALVES SPALA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/04/2011
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JOSE AIRES VENTURA (M/D) Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOSE AIRES VENTURA (M/D) Orientador

Resumo: RESUMO
SPALA, R.G. Caracterização química do óleo e avaliação fitoquímica, antifúngica, inseticida e moluscicida de subprodutos do pinhão manso. 2011. 122 f. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, UFES, Espírito Santo. Orientador: Prof. Dr. José Aires Ventura.
O biocombustível surge no cenário mundial junto com a necessidade de criar alternativas energéticas renováveis devido ao aumento dos impactos ambientais e sociais, provocados pelo uso do petróleo e também pelo efeito estufa. O biodiesel pode ser produzido por meio da extração de óleo de plantas oleaginosas como o pinhão manso (Jatropha curcas), que por ter um alto teor de óleo aparece como uma promissora fonte de produção tanto a nível nacional quanto no Espírito Santo. Foram realizados experimentos buscando atividades aos resíduos gerados desse processo, com potencial a gerar estudos posteriores visando o desenvolvimento de produtos comerciais. Avaliou-se a atividade antifúngica de extratos do pinhão manso contra fitopatógenos causadores de doenças em abacaxi (Ananas comosus var. comosus). As folhas e as cascas dos frutos maduros de pinhão manso em seus extratos hexânicos apresentaram atividade fungicida contra Fusarium guttiforme. Os extratos metanólico e hexânico obtido das folhas apresentaram atividade fungicida para o fungo Chalara paradoxa. O extrato metanólico da torta das sementes foi eficaz no controle dos insetos Dysmicoccus brevipes, vetores do vírus Pineapple mealybug wilt associated vírus - PMWaV que causa a murcha do abacaxizeiro, apresentando mortalidade de 100% em concentrações a partir de 100 µgmL-1. O extrato metanólico da torta das sementes também apresentou atividade moluscicida contra o caramujo gigante africano (Achatina fulica), consideradas pragas para a agricultura e transmissores de doenças em humanos. A análise fitoquímica preliminar por cromatografia em camada delgada das folhas, cascas dos frutos secos e a torta das sementes demonstrou a presença de flavonóides, taninos, saponinas, alcalóides, terpenos e esteróides. A análise por CG/MS do óleo das sementes revelou em maior quantidade o ácido oléico com uma concentração relativa de 64,53%, além da presença de esteróides como sitosterol, campesterol e stigmasterol e triterpenos como esqualeno. Os resultados evidenciam o potencial da utilização dos resíduos agrícolas e do óleo do pinhão manso na formulação de novos produtos para uso agrícola com atividade fungicida, inseticida e moluscicida.
Palavras-chave: Jatropha curcas, Dysmicoccus brevipes, Achatina fulica, atividade biológica, Fusarium guttiforme, Chalara paradoxa

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105