EFEITOS DA INTERAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E UM NOVO ROBÔ MÓVEL SOCIALMENTE ASSISTIVO DOTADO DE JOGOS SÉRIOS PARA MELHORIA DE HABILIDADES COGNITIVAS E SOCIAIS

Nome: JOSIANY CARLOS DE SOUZA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/03/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
TEODIANO FREIRE BASTOS FILHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CHRISTIANE MARA GOULART Examinador Externo
EDUARDO CAICEDO BRAVO Examinador Externo
ELIETE MARIA DE OLIVEIRA CALDEIRA Coorientador
TEODIANO FREIRE BASTOS FILHO Orientador

Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) consiste em distúrbios do neurodesenvolvimento caracterizados por dificuldades na comunicação social, verbal ou não verbal, e interação social, além de padrões repetitivos e restritos de comportamentos, interesses e atividades. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) a prevalência mundial compreende 1 caso a cada 160 crianças, enquanto dados recentes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos indicam 1 caso para 44 crianças. Indivíduos com TEA apresentam dificuldade em interpretar emoções, expressar sentimentos e ter participação social. Com intuito de auxiliar a evolução de suas habilidades cognitivas e sociais, as intervenções baseadas em tecnologias assistivas têm sido utilizadas, especialmente, as baseadas em robôs socialmente assistivos. Assim, os objetivos deste trabalho foram analisar as interações de 11 crianças com TEA (assistidas pela AMAES/Vitória-ES e APAE/Vila Velha-ES) e um novo robô móvel construído na Ufes, denominado MARIA T21 (acrônimo em inglês para Mobile Autonomous Robot for Interaction with Autistics and Trisomy 21), o qual possui a capacidade de projetar jogos sérios para estimular o desenvolvimento da atenção, memória, flexibilidade cognitiva, aspectos psicomotores e interação social dessas crianças. Para analisar o desenvolvimento das crianças foram utilizadas três métricas: 1) Testes de Atenção por Cancelamento; 2) Teste de Trilhas para Pré-Escolares; 3) Bateria Psicomotora de Fonseca. Adicionalmente, um software de captura de imagens “OpenPose”, que processa dados de uma câmera de vídeo, e um sensor de distância baseado em laser “LiDAR”, foram utilizados para controlar os jogos e registrar a localização da criança durante a interação com o robô. Entrevistas com os pais e responsáveis pelos participantes, e também com uma psicóloga que atende parte deles, permitiu identificar mudanças de comportamento após o fim do protocolo. Para quantificar a melhoria do desempenho dessas crianças, foram aplicadas duas escalas internacionais quantitativas: a Escala de Alcance de Metas (do inglês Goal Attainment Scaling - GAS), que possibilita analisar o sucesso da interação da criança-robô, e a Escala de Usabilidade de Sistemas (do inglês System Usability Scale - SUS), com a qual se pode medir e classificar a usabilidade da plataforma como ferramenta interativa para crianças com TEA. Os resultados obtidos mostram que, após concluir as sessões, algumas crianças alcançaram um melhor desempenho nos testes que avaliam atenção, flexibilidade cognitiva e aspectos psicomotores. Ademais, diversos pais e responsáveis, bem como a psicóloga entrevistada, notaram mudanças positivas no comportamento das crianças. Os gráficos gerados a partir do sensor LiDAR evidenciaram momentos de interação em que as crianças se posicionaram em zonas mais próximas ao robô (o que revela
uma melhoria em sua sociabilidade), bem como um maior controle de seus
movimentos no decorrer do protocolo (revelando melhor controle motor). Os dados da escala GAS da primeira e última sessão também indicam que a maioria das crianças obteve uma melhoria na interação tanto com o robô quanto com o mediador, bem como em seu desempenho nos jogos. Por outro lado, os dados da escala SUS demonstram a visão positiva dos profissionais e dos pais em relação ao robô MARIA T21. Tomados em conjunto, esses dados evidenciam os benefícios da intervenção realizada e o potencial do robô MARIA T21 como ferramenta terapêutica para essas crianças com TEA.

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