ANÁLISE GENÉTICA MOLECULAR PARA IDENTIFICAÇÃO DE AÇAÍ E JUÇARA EM AMOSTRAS COMERCIAIS POR DNA BARCODING E HIGH RESOLUTION MELTING

Nome: MAGDA DELORENCE LUGON
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 02/07/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GREICIANE GABURRO PANETO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GONÇALO APOLINÁRIO DE SOUZA FILHO Examinador Externo
GREICIANE GABURRO PANETO Orientador
JOSE AIRES VENTURA (M/D) Examinador Interno
MARCIA FLORES DA SILVA FERREIRA Examinador Interno
RODRIGO SOARES DE MOURA NETO Examinador Externo

Resumo: LUGON, M.D. Análise Genética Molecular para Identificação de Açaí e Juçara em Amostras Comerciais por DNA Barcoding e High Resolution Melting. 2021. 85f. Tese (Doutorado em Biotecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, UFES, Espirito Santo, Brasil.
O açaí é um fruto amazônico com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias utilizada na preparação de energéticos consumidos principalmente no Brasil e ultimamente exportados para todo o mundo. É obtido a partir de duas espécies de palmeiras, Euterpe oleracea e Euterpe precatoria. No entanto, pode ser confundido com o fruto de uma espécie não amazônica (Euterpe edulis), chamada juçara, devido às suas semelhanças morfológicas. Há uma necessidade crescente de métodos mais rápidos, confiáveis e reprodutíveis que garantam que todos os ingredientes incluídos em um alimento correspondam aos parâmetros reivindicados pelo fabricante ou distribuidor para cumprir as regulamentações. Produtos industrializados podem perder as características químicas e físicas originais de seu conteúdo. Mesmo quando essas características estão preservadas, as semelhanças entre espécies intimamente relacionadas tornam sua identificação bastante difícil. Nos últimos anos, métodos baseados em DNA têm contribuído para garantir a autenticidade de componentes e produtos alimentícios. O DNA barcoding e a tecnologia High Resolution Melting (HRM), têm sido usados com sucesso na segurança alimentar. Neste trabalho, o objetivo principal foi estabelecer um método de DNA barcoding para discriminar as três espécies de Euterpe, o qual foi aplicado com sucesso na autenticação de produtos comerciais de açaí comercializados no mercado brasileiro. Após testar nove regiões candidatas a DNA barcoding em amostras referências, por meio de PCR convencional e sequenciamento de DNA, a região psbK-I foi eleita para o método de autenticação. Como resultados, 88,6% das amostras foram classificadas como autenticadas e 11,4% como adulteradas. Os produtos autenticados como açaí agruparam-se com amostras referências de E. oleracea. Quatro produtos vendidos como açaí foram classificados como adulterados por apresentarem agrupamento com E. edulis. Nenhum dos produtos analisados apresentou agrupamento com E. precatoria. Os produtos de açaí foram autenticados também a partir da combinação de dois pares de primers, HRMpsbKI e HRMycf1b, na técnica HRM, possibilitando a identificação das espécies E. oleracea e E. precatoria, diferenciando E. edulis. Misturas das espécies E. edulis e E. oleracea foram detectadas a partir de 10% usando os primers HRMpsbKI. O HRM foi superior ao sequenciamento de DNA na autenticação de amostras. A análise de HRM apresentou maior resolução e custo-benefício do que o sequenciamento de DNA na autenticação de amostras comerciais de açaí. Esses resultados alertam para a correta identificação das espécies nos alimentos e a ocorrência de propaganda enganosa em produtos rotulados de açaí.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105