ANÁLISE da Excitabilidade e Conectividade Cortical para um Sistema de Neurorreabilitação Baseado em Interface-cérebro Máquina e Monociclo Robótico

Nome: VIVIANNE FLÁVIA CARDOSO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 29/06/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
TEODIANO FREIRE BASTOS FILHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANSELMO FRIZERA NETO Coorientador
BRENO VALENTIM NOGUEIRA Examinador Interno
DENIS DELISLE RODRIGUEZ Examinador Externo
ELIETE MARIA DE OLIVEIRA CALDEIRA Examinador Interno
MARCO CESAR CUNEGUNDES GUIMARÃES Suplente Interno

Páginas

Resumo: CARDOSO V.F. Análise da excitabilidade e conectividade cortical para um sistema de neurorreabilitação baseado em interface cérebro-máquina e monociclo robótico. 2021. 121f. Tese (Doutorado em Biotecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, UFES, Espírito Santo. Brasil.

Recentemente, estudos sobre interfaces cérebro-máquina (ICMs) baseados em exercícios de pedalar têm se destacado pelo potencial de recuperação de membros inferiores. Nesse cenário, o comportamento dos ritmos sensório-motores e a conectividade cerebral se apresentam como fontes de informações que podem contribuir para interpretar o efeito cortical dessas tecnologias. Este estudo tem como objetivo analisar como os ritmos sensório-motores e a conectividade cortical se comportam quando voluntários comandam uma ICM baseada em imaginação motora (IM), ou seja, imaginar-se fazendo o movimento de pedalar sem realmente mover os músculos, que fornece pedaladas passivas, movimentos automáticos do monociclo, como realimentação. Oito indivíduos saudáveis e dois pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) realizaram IM de pedalar para comandar uma ICM baseado em Eletroencefalografia (EEG) para a detecção da IM, e monociclo robótico que entrega movimentos passivos como realimentação. Os dados do EEG foram analisados nas seguintes condições: repouso, IM na fase de calibração, IM na fase online e pedalada passiva (fase online). A maioria dos sujeitos produziu na área do pé (em torno de Cz) padrões significativos de dessincronização relacionada a eventos (ERD - do inglês Event Related Desynchronization) ao realizar IM e receber pedalada passiva. A redução mais acentuada foi encontrada na banda β baixa. Os resultados da conectividade revelaram uma troca de informações entre a área motora suplementar (AMS) e as regiões parietais durante a IM e pedalada passiva. Os resultados encontrados apontam a ativação do córtex motor primário para a maioria dos participantes e a conectividade entre a AMS e as regiões parietais durante a IM e a pedalada passiva.
Palavras-chave: Interface cérebro-máquina. Ritmos sensório-motores. Conectividade do cérebro. Reabilitação de Membros Inferiores. Movimento de pedalar.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105