Perguntas frequentes
A. O programa é gratuito?
Na UFES, os programas de mestrado e doutorado são gratuitos desde que são financiados pelo governo federal brasileiro. Alguns programas de pós-graduação cobram uma taxa de admissão.
B. Os cursos de Mestrado e Doutorado exigem dedicação integral?
O aluno deve ter tempo disponível para frequentar cursos, desenvolver atividades em laboratórios, participar de seminários, reuniões de supervisão e preparar sua dissertação ou tese. A dedicação em tempo integral é necessária para bolsas e bolsas.
C. Que horas são as aulas?
As aulas são programadas em horários de 4 horas, das 8:00 às 18:00, de segunda a sexta-feira.
D. Existem bolsas de pesquisa para pesquisadores?
Sim. Todos os programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) recebem uma cota de assistantships de agências de financiamento de pós-graduação e pesquisa. O número de subsídios dependerá das agências de financiamento e será fixado anualmente. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Fundação de Amparo à Pesquisa do ES (FAPES) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Espírito Santo são as agências líderes que oferecem bolsas para estudantes. Portanto, cada programa estabelecerá critérios de distribuição interna que os alunos devem reunir para serem elegíveis para um assistente / concessão.
E. Devo falar com um supervisor previamente a minha inscrição?
Não necessariamente. Os programas de pós-graduação podem estabelecer autonomamente seus próprios critérios de admissão. Por conseguinte, após a publicação do convite à admissão, serão fornecidas mais informações.
F. Como posso obter mais informações sobre o programa de pós-graduação?
No Brasil, a CAPES é a agência responsável pela gestão dos programas de pós-graduação acadêmica. No site da CAPES (www.capes.gov.br) você pode encontrar informações relevantes disponíveis. Para saber mais sobre um programa específico na UFES, acesse www.prppg.ufes.br.