Ensino a distância

A UFES possui um programa estruturado de ensino a distância em funcionamento desde 2000. O programa está integrado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, vinculado à CAPES/MEC. O Núcleo de Educação Aberta e a Distância - NEAD - constitui o organismo mediador e gestor das ações voltadas ao ensino a distância e é gerenciado pela Administração Central da UFES. Em seu interior, alocam-se a Coordenação e a Coordenação Adjunta da UAB; e sua estruturação é composta por especialistas de diversas áreas do conhecimento, atendendo a projetos de vários centros e departamentos da Universidade e de outras instituições.

Essa estrutura apresenta-se distribuída em três Centros Regionais de Educação a Distância - creads - e, por meio de parcerias entre a UFES, o MEC e os municípios, em 26 (vinte e seis) polos municipais de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil - Polos UAB, que interligam todas as regiões espírito-santenses. Os creads localizam-se nos municípios de 1) Montanha, 2) Barra de São Francisco e 3) Guaçuí e os polos-UAB nas cidades de 1) Nova Venécia, 2) São Mateus, 3) Linhares, 4) Colatina, 5) Santa Teresa, 6) Venda Nova do Imigrante, 7) Vitória, 8) Vila Velha, 9) Alegre, 10) Cachoeiro de Itapemirim, 11) Conceição da Barra, 12) Pinheiros, 13) Ecoporanga, 14) Bom Jesus do Norte, 15) Mimoso do Sul, 16) Itapemirim, 17) Castelo, 18) Vargem Alta, 19) Iúna, 20) Aracruz, 21) Afonso Cláudio, 22) Domingos Martins, 23) Baixo Guandu, 24) Mantenópolis, 25) Piúma, 26) Santa Leopoldina. Os creads e os polos-UAB englobam municípios vizinhos num raio de até 60 quilômetros e estão ligados diretamente ao NEAD, que fica sediado no Campus de Goiabeiras em Vitória.

Além de cursos em níveis de graduação e pós-graduação lato sensu, o Ensino a Distância da UFES auxilia e dá suporte em atividades de pesquisa e disseminação de conhecimento em alguns Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e no Programa Institucional de Iniciação Científica.

A Educação a Distância dissemina o conhecimento a todas as regiões do estado, formando profissionais nas diversas áreas dos saberes humanos e propiciando-lhes meios de mais bem pensar e organizar o desenvolvimento das regiões deste Estado. A EAD, constitui-se em um importante e eficaz instrumento de democratização do acesso à educação, instituindo-se, cada vez mais, como uma opção de ensino de qualidade que atende a uma população considerável e, por vezes, desassistida historicamente, sem a qual não teria oportunidade de acesso à formação em nível superior ou em nível de aperfeiçoamento e de pós-graduação.

A proposta de EAD da UFES visa a, sobretudo, introduzir a Universidade, cada vez mais, na cultura da Educação Aberta e a Distância e na utilização das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação nos espaços formadores externos e internos, a fim de irradiar, cada vez mais e melhor, um ensino que seja de qualidade, hábil ao desenvolvimento das regiões do Estado e à melhoria da qualidade de vida de seus atuais habitantes e das futuras gerações.
Todas as disciplinas do PPG em Biotecnologia são presenciais. No entanto, desde 2014 o PPGBiotec vem estimulando algumas iniciativas que utilizam webconferência ou videoconferência para o treinamento ou disseminação do conhecimento entre discentes e docentes, dentro do próprio Programa, bem como favorecendo sua integração com outros programas de Pós-graduação.

Assim, podemos citar a participação de alunos do PPG Biotec nos Special Interest Groups (SIG). Esta é uma ferrameta do Telessaúde, Ministério da Saúde, na qual grupos de pesquisadores e professores que têm interesses em comum reunem-se por webconferência periodicamente com o intuito de promover discussões sobre tópicos da área, aumentando a integração entre os grupos de diferentes IES do país e favorecendo as trocas de experiência entre eles.

Adicionalmente, o PPG Biotec incentiva seus alunos a participarem de Webconferências e seminários online promovidos por empresas privadas e também por outras Instituições de Ensino Superior. Essas iniciativas são ainda incipientes, porém, o PPG Biotec reconhece a importância desta modalidade nos dias atuais como forma de promover o desenvolvimento no interior do Estado e popularizar a educação. Assim, temos grande interesse em intensificar as ações do PPG Biotec na área do Ensino à distância, sobretudo trabalhando na flexibilização de créditos em disciplinas e outras atividades que poderiam compor parte da grade curricular dos alunos.

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