Avaliação farmacocinética e farmacodinâmica de derivados naftoquinônicos inéditos em câncer de pulmão.

Resumo: O câncer de Pulmão (CP) representa um grande desafio à saúde mundial, configurando-se como a principal causa mortis por câncer entre homens e mulheres, correspondendo a cerca de 29% de todas as mortes por câncer. Apresenta-se, contudo, como o segundo câncer mais incidente entre os homens e entre as mulheres, totalizando 15% dentre os novos casos de câncer, com 219.440 casos esperados para 2009 nos Estados Unidos (AMERICAN CANCER SOCIETY,2009). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCa) foram estimados 27.630 novos casos de cânceres de pulmão, traquéia e brônquio no Brasil em 2010.
Apesar das opções terapêuticas atualmente disponíveis, pouco avanço na taxa de cura dos pacientes com CP tem sido observado nas últimas décadas, diferentemente do que ocorreu para outras malignidades. Fica claro, portanto, a urgência no surgimento de novas estratégias terapêuticas (como quimioterápicos mais eficazes e com menores efeitos colaterais).
Com vistas ao desenvolvimento de novas alternativas aos atuais esquemas quimioterápicos existentes, propomos o desenvolvimento e a avaliação de novos compostos com ação citotóxica contra o CP, neste ínterim, sintetizamos substâncias de composição química semelhante à calfostina C, tratam-se de naftoquinonas sintéticas. Analisaremos in vitro os compostos efetuando tratamentos sob curvas dose-resposta nas linhagens do estudo (A549 e H460), determinando em conjunto o IC50 de cada tratamento, será realizado também um ensaio de viabilidade celular (observações morfológicas, ensaio de MTT, método de exclusão por azul de tripan, dupla marcação com brometo de etídio e Hoechst 33342). Para as análises in vivo utilizaremos camundongos nude como modelos para CP, que serão acompanhados com o intuito de avaliarmos a resposta do tumor aos tratamentos, bem como toxicidade destes compostos. As análises serão realizadas em conformidade com as normas dos Comitês de Ética em Pesquisa com Animais das instituições envolvidas.

Data de início: 18/07/2011
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado KLESIA PIROLA MADEIRA
Aluno Doutorado RENATA DALMASCHIO DALTOÉ
Aluno Doutorado ALICE LASCHUK HERLINGER
Aluno Mestrado ISABELLA DOS SANTOS GUIMARÃES
Aluno Mestrado PAULO CILAS MORAIS LYRA JUNIOR

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105