Vacinas não injetáveis contra a Leishmaniose: Potencialização do efeito protetor e da memória imunológica pela utilização de adjuvantes associados a vias de mucosa

Resumo: Este projeto objetiva o desenvolvimento inovador de uma vacina de mucosa contra uma doença negligenciada e endêmica no Brasil, a leishmaniose. Nossos estudos anteriores demonstraram experimentalmente a eficácia parcial da utilização de vias de mucosas para a administração de antígenos brutos de Leishmania amazonenses (LaAg) e de DNA (LACK-DNA) na promoção de respostas imunogênicas e protetoras conta as leishmanioses cutânea e visceral.
Neste trabalho, nos propusemos a avaliar a vacina LaAg na leishmaniose visceral, investigando as respostas imunogênicas e protetora contra L. chagasi. A associação do LaAg com ligantes de TLR2 e TLR4 será utilizada para potencializar o efeito da vacina, administrada pela via intranasal. Pretendemos analisar mais detalhadamente a resposta imune associada a vacinação nasal, pela imunofenotipagem da mucosa e formação de células de memória após a administração, bem como durante a infecção pelo parasito, buscando entender melhor os mecanismos imunológicos associados à vacina e aprimorando a prática da via intranasal como um efetivo mecanismo para a vacinação contra leishmaniose visceral (LV).

Data de início: 09/05/2011
Prazo (meses): 87

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador DANIEL CLAUDIO DE OLIVEIRA GOMES
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105