Fapes inicia visitas aos cursos de pós-graduação no laboratório de biotecnologia da Ufes

Você já escutou falar de biotecnologia? Sabe do que se trata? De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a biotecnologia é qualquer aplicação tecnológica que utiliza sistemas biológicos, organismos vivos, ou seres derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica.

Mas o que poucos sabem, é que na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Campus do bairro Maruípe, está sediado o laboratório de biotecnologia aplicada ao agronegócio, uma referência mundial biotecnologia aplicada ao agronegócio.

O objetivo do laboratório é desenvolver mecanismos para a melhoria da produtividade do agronegócio capixaba, com ênfase em mamão e abacaxi. Também efetuam pesquisa em etanol de segunda geração. Abriga pesquisadores de diversos países e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

O laboratório é vinculado ao curso de Pós-graduação em Biotecnologia, que obteve nota cinco (o máximo é sete) da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

A fim de conhecer a estrutura e os profissionais que atuam no laboratório o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, fez uma visitação no local nesta quinta-feira (28). “O objetivo é visitarmos todos os cursos do Estado que contaram com melhorias na avaliação da Capes, a fim de incentivar e apoiar cada vez mais, para que o Espírito Santo se torne ainda mais reconhecido pela qualidade de ensino que é desenvolvida. É o nosso reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos professores e pesquisadores capixabas”, destacou o diretor-presidente.

O diretor ainda acrescentou que atuação do Programa de Biotecnologia “é exemplar, não só pela profundidade e alcance das pesquises desenvolvidas, mas também por seu caráter interinstitucional e multidisciplinar e também por voltar suas pesquisas às demandas e necessidades dos setores produtivos do agronegócio capixaba”.

Laboratório

O laboratório de biotecnologia aplicada ao agronegócio (LBAA) da Ufes possui uma equipe com mais de 30 pesquisadores, entre professores, pós-doutores, doutores, mestres e alunos de iniciação científica, e conta com projetos com órgãos de fomentos nacionais, estadual e com a iniciativa privada.

São empregadas técnicas modernas de biologia molecular para a produção de patentes, artigos científicos internacionais e capítulos de livros. “Nós trabalhamos desde da pesquisa até a análise de expressão gênica, avaliação de dados por meio de programação e que são gerados pelas plataformas de sequenciamento. Tudo sempre através de ferramentas do computador, além dos experimentos, a fim de buscar mecanismos para contribuir para o agronegócio”, destacou uma das doutorandas de biotecnologia, Fernanda Nunes Peron.

No mês de novembro, nos dias 27 e 28 – em comemoração à Semana da Ciência e Tecnologia, comemorada em outubro – o curso vai realizar o evento “Biotecnologia de portas abertas”, que vai levar conhecimento científico à população de forma lúdica, com atividades para todos os públicos.

Informações à imprensa

Palloma Spala/ Fernanda Magalhães

comunicacao [at] fapes.es.gov.br

55 27 3636-1868

Link da notícia: https://fapes.es.gov.br/Not%C3%ADcia/fapes-inicia-visitas-aos-cursos-com-mestrado-no-laboratorio-de-biotecnologia-da-ufes

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105